Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Astronomia, história da ciência e ensino de física: um projeto interdisciplinar

2017; Volume: 1; Linguagem: Português

10.51919/revista_sh.v1i1.118

ISSN

2675-6404

Autores

Gil Alves Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A astronomia é provavelmente a mais antiga de todas as ciências. Observar o céu sempre incitou a curiosidade e a busca por explicações para os fenômenos da natureza. Infelizmente, as temáticas que envolvem essa ciência ainda são pouco exploradas ao longo da vida escolar, com seus conteúdos sendo abordados por professores de ciências no ensino fundamental e física durante o ensino médio. Tratar o tema astronomia no ensino médio se apresenta como uma questão crucial para os professores dessa disciplina. Como a atual legislação estabelece que as aulas devem atender a quesitos como contextualização e interdisciplinaridade, propõe-se que conteúdos envolvendo História da Ciência possam tornar essas aulas mais atrativas. Nesse trabalho, dessa forma, inserimos conteúdos astronômicos nas aulas de física via História da Ciência visando a obtenção de um ensino mais rico e integrado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX