AGRICULTURA FAMILIAR E ESCOLA RIBEIRINHA DA VÁRZEA DE PARINTINS: O DISTANCIAMENTO ENTRE DOIS ENSINAMENTOS
2015; Volume: 1; Issue: 5 Linguagem: Português
ISSN
2525-4812
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo tem por finalidade mostrar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes ribeirinhos das comunidades de varzeas Sao Sebastiao e Menino Deus, de Parintins, onde eles aprendem trabalhando nos rocados com seus pais e nas escolas o que esta estabelecido em uma proposta curricular, com conteudos que nao auxiliam nas praticas diarias. Os conteudos escolares deveriam ser suportes importantes para que os estudantes pudessem fortalecer seus sentimentos de identidade cultural, valorizando o espaco vivido. As reflexoes analiticas apresentadas sao resultados de seis anos (2004 a 2006 e 2010 a 2013) de observacoes in loco durante a pesquisa do mestrado e, posteriormente, durante a pesquisa de doutorado. As observacoes foram realizadas acompanhando os estudantes nas escolas e, tambem, em atividades fora do horario escolar. Em determinado momento, foi realizado um dialogo livre para que as criancas e jovens (entre 12 e 13 anos de idade), os aprendentes, pudessem expressar suas formas e maneiras de aprender, com liberdade. O percurso de levantamento de dados ocorreu tanto no periodo da enchente quanto no periodo da vazante, para visualizar a dissociacao entre as duas maneiras de ensinamento e de aprendizagem ocorridas nas praticas diarias (rocado, pescarias e criacao) e no convivio escolar (conteudos ensinados e nao praticados). A vida de cada sujeito da varzea e animada pela onda do rio quando derruba o barranco (terra caida) e fertiliza com a deposicao sedimentar, o que possibilita maior producao, construindo ensinamentos de saberes experienciados em processos continuos de aprendizagem.
Referência(s)