
FORMAÇÃO DOCENTE: A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM / TEACHER TRAINING: COLLABORATIVE LEARNING AS A LEARNING STRATEGY
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n11-239
ISSN2525-8761
AutoresJosânia Lima Portela Carvalhêdo, Josildo Lima Portela,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoNo presente artigo objetiva-se descrever o uso da aprendizagem colaborativa no curso de formacao de professores, como estrategia formativa para a garantia da aprendizagem. O Presente artigo traz um recorte de parte da pesquisa em andamento intitulada “Formacao inicial e continuada de professores e praticas educativas”, desenvolvida no Programa de Pos-Graduacao em Educacao (PPGEd), da Universidade Federal do Piaui (UFPI). De abordagem qualitativa descritiva, os dados empiricos foram coletados na disciplina Avaliacao da Aprendizagem, em uma turma do quinto periodo do Curso de Pedagogia/UFPI, em 2018.1. Contou com a participacao de vinte e tres estudantes, distribuidos em cinco grupos de aprendizagem colaborativa. O estudo realizado evidencia que a aprendizagem colaborativa e uma estrategia de aprendizagem que possibilita ao grupo de forma coletiva construir aprendizagens, bem como viabiliza o desenvolvimento de habilidades requeridas pelo contexto profissional aos futuros professores. Avaliacao da aprendizagem assumiu a dimensao formativa, propiciando o desenvolvimento individual e coletivo. Ao propor a estrategia da aprendizagem colaborativa, altera-se a visao de um aluno passivo e da aprendizagem individualizada. A interacao entre os pares desencadeia reflexoes que levam a aprendizagem, ao aprofundamento e a articulacao teoria e pratica.
Referência(s)