Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MÉTODO DA ENGENHARIA REVERSA PARA O DIMENSIONAMENTO DA GAIOLA HOMOCINÉTICA / REVERSE ENGINEERING METHOD FOR HOMOKINETIC CAGE SIZING

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n11-082

ISSN

2525-8761

Autores

Marcelo Esposte Purgato, Marina Paiva Rodrigues Sant'Ana, Igor Damasceno Baeta, Alexandre Chaves de Melo, José Antônio da Silva,

Tópico(s)

Mechanical Engineering and Vibrations Research

Resumo

O prototipo baja e um veiculo “Off road” produzido para competicoes nas quais e submetido a uma serie de provas, de diferentes modalidades, que avaliam seu desempenho, entre elas: aceleracao, velocidade e capacidade de vencer aclives. O sistema de Powertrain e extremamente importante na maioria dos equipamentos mecânicos. Para os automoveis e ainda mais importante, por ser responsavel pela locomocao do veiculo. A transmissao de torque e potencia, produzida pelo motor ate as rodas, e realizada por todos os componentes em conjunto, ao mesmo tempo. O funcionamento da transmissao obedece a um rigoroso e preciso circuito mecânico, da geracao de forca ate os pneus. Sendo assim, e de suma importância considerar a maxima eficiencia e a vida de todos os componentes. A gaiola homocinetica e um componente que faz parte do conjunto homocinetico da transmissao. Ela possui seis canais de secao circular onde sao encaixadas as esferas de aco. No interior da gaiola e acoplado o anel interno que se encaixa no semieixo e assegura que as esferas permanecam dentro dos canais. Por fim, todos esses componentes sao partes intrinsecas do sino que e ligado ao cubo de roda. Devido a recorrentes quebras da gaiola, apresentamos este artigo que tem como objetivo analisar a utilizacao da engenharia reversa para a fabricacao de gaiolas homocineticas utilizando o metodo de selecao dos materiais. A escolha do material mais adequado, de acordo com as exigencias do sistema de transmissao do prototipo, torna as gaiolas mais resistentes.

Referência(s)
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