Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO E FRONTEIRA: possibilidades e desafios a partir da experiência do PEIF em Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (Py)

2020; Volume: 22; Linguagem: Português

10.22196/rp.v22i0.4353

ISSN

1984-1566

Autores

Luci Meire Corrêa Anastácio, Orlando Moreira,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

O tema deste artigo é a educação na fronteira, tendo como referencial empírico escolas públicas de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul – Brasil, cidade-gêmea com Pedro Juan Caballero, Departamento de Amambay – Paraguai, que constituem uma conurbação internacional. O objetivo do artigo é analisar a relação educação e fronteira a partir da experiência do Programa de Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Para tanto é realizada uma descrição do programa, identificando suas principais características. Por fim, são apresentadas as possibilidades para se trabalhar a educação no contexto fronteiriço e as limitações enfrentadas por professores e escola diante deste recorte territorial.

Referência(s)