
Construção de kit didático de câmara de poeira e avaliação por fluidodinâmica computacional: uma prática ativa de aprendizagem
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 11 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i11.10069
ISSN2525-3409
AutoresCarolina Bragine Mangucci, Ana Carolina Ribeiro Stoppe, Andreza A. Morais, Yara Aparecida Melo, Giovanna Novais Merola, Kássia Graciele dos Santos,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoAs práticas laboratoriais de separação de misturas sólido-gás fazem parte do currículo de diferentes cursos de engenharia. O objetivo deste trabalho foi a construção e avaliação de um kit didático de bancada para separação de partículas em câmara gravitacional, utilizado industrialmente na coleta de pós. O kit foi projetado e construído por alunos da disciplina de Laboratório de Operações Unitárias, que utilizou o Projeto Orientado como metodologia ativa de ensino. Desta forma, este trabalho é relevante pois além de incorporar métodos ativos na aquisição do conhecimento do aluno, também possibilita a aquisição de equipamentos de baixo custo para os laboratórios de ensino. A geometria da câmara de separação foi compacta e utilizou um cooler para promover alimentação do ar. Cerca de 234,5 g de areia foram alimentadas na entrada do equipamento. Após a coleta das partículas ao longo da câmara, as amostras foram peneiradas, calculando-se a eficiência individual de coleta. O diâmetro de corte das partículas retidas em cada compartimento foi calculado por correlações da literatura e simulações de fluidodinâmica computacional. Através das simulações, obteve-se o perfil de velocidade de ar dentro da câmara e a trajetória das partículas. Os resultados experimentais mostraram uma eficiência global de coleta próximo de 100%, em que cerca de 94% das partículas foram coletadas no primeiro compartimento. Os valores de diâmetro de corte preditos pelas correlações e as simulações computacionais foram similares e próximos aos observados experimentalmente. Assim, este trabalho desenvolveu um kit didático simples, de baixo custo e eficiente para a separação sólido-gás.
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