Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico

2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 54; Linguagem: Português

10.1590/s1980-220x2019021603638

ISSN

1980-220X

Autores

Lilian Regina de Carvalho, Sílvia Helena Zem-Mascarenhas,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

RESUMO Objetivo Construir, validar e testar um cenário de simulação clínica de alta fidelidade para o manejo da sepse. Método Estudo metodológico desenvolvido em três fases: construção do cenário de simulação utilizando o framework Modelo de Simulação de Ensino em Enfermagem e os protocolos instituídos pelo Instituto Latino Americano de Sepse; validação do conteúdo por nove juízes; e o teste do cenário por dois enfermeiros de uma instituição hospitalar. A análise dos dados se deu pelo Índice de Validade de Conteúdo, considerando-se adequado um valor > 0,90 entre os juízes. Resultados O cenário de simulação mostrou-se apropriado, obtendo valor geral > 0,90. No entanto, foram feitos alguns ajustes no cenário e no teste no que tange à clareza da redação, às funcionalidades e à pertinência de protocolos, conforme sugestão dos juízes. Conclusão Espera-se que o cenário de simulação validado seja um instrumento facilitador para docentes e profissionais de núcleos de educação permanente/continuada de instituições de ensino e saúde.

Referência(s)