Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação

2019; Volume: 33; Issue: 67 Linguagem: Português

10.14393/revedfil.v33n67a2019-47879

ISSN

1982-596X

Autores

Cláudia Alves,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

No presente artigo, buscamos aprofundar a compreensão a respeito das categorias de análise propostas pela vertente da história dos intelectuais, a partir das proposições do historiador Jean-François Sirinelli, com vistas a discutir sua apropriação nas pesquisas empreendidas em História da Educação no Brasil. Na primeira parte, são apresentadas as categorias de itinerário intelectual, rede de sociabilidade e geração intelectual, na sua relação com o conceito de cultura política. Na segunda parte, é construída uma reflexão sobre as especificidades do processo histórico brasileiro que exigem atenção para que se proceda a uma utilização apropriada do arsenal metodológico na pesquisa histórica em educação realizada no Brasil. Palavras-chave: História dos intelectuais. Jean-François Sirinelli. História da Educação.

Referência(s)