Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Docência em História: implicações das novas disposições curriculares do ensino médio

2014; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 95; Issue: 239 Linguagem: Português

10.1590/s2176-66812014000100009

ISSN

2176-6681

Autores

Nilton Mullet Pereira, Fernando Seffner, Carmem Zeli de Vargas Gil, Carla Beatriz Meinerz,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

Trata-se de um exercício de escrita inédito, resultado de reflexões realizadas pelo grupo de professores da área de ensino de História sobre o tema do ensino médio. A preocupação central é compreender o processo de mudanças no ensino médio propostas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelos governos estaduais, na perspectiva do ensino de História. Abordamos quatro enfoques conceituais e teóricos: o primeiro refere-se à própria compreensão dos processos de mudanças propostos e sua relação com o ensino de História; o segundo refere-se à centralidade da pesquisa, que assume um caráter de operador estratégico do princípio da interdisciplinaridade e da contextualidade; o terceiro consiste na compreensão do papel dos agentes principais do ensino médio, que são os jovens e as culturas juvenis; o quarto diz respeito ao tema da memória e do patrimônio, uma vez que o ensino de História consiste em um movimento de criação/recriação da memória histórica.

Referência(s)