Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Narrativas “a contrapelo” de crianças camponesas em meio à pandemia da Covid-19

2020; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 26; Linguagem: Português

10.26512/lc.v26.2020.33977

ISSN

1981-0431

Autores

Cláudia Vianna de Melo, Bárbara de Oliveira Gonçalves,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente texto traz análises de uma investigação sobre o lugar político e criativo da infância, enquanto um movimento decolonial de luta e resistência, afirmadas nas narrativas de crianças camponesas durante a pandemia. A participação política destas crianças camponesas ocorreu através da contação de histórias em um programa transmitido ao vivo pela Rádio Camponesa FM 96,7. O diálogo teórico-analítico se efetivou por meio de obras de Catherine Walsh, Moacir Gadotti e Walter Benjamin. Nesse contexto, emerge o reconhecimento de uma pedagogia decolonial frente ao cenário brasileiro de crises econômica, política, sanitária e social em contraposição à lógica de mercado.

Referência(s)