Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Preceptoria na atenção primária à saúde

2020; UNIVERSIDADE DO CONTESTADO; Volume: 9; Issue: Supl.1 Linguagem: Português

10.24302/sma.v9isupl.1.3394

ISSN

2316-347X

Autores

Beatris Zanfir Damarem, Amanda Maria Alba, Anauê Jaciara Maison, Maria Lúcia Furlanetto Miranda, Paula Bienert, Lilian Marin Lunelli, Altamir Trevisan Dutra, Saionara Vitória Barimacker,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Introdução: A integração ensino-serviço, por meio da preceptoria dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), possibilita melhorar a qualidade de formação profissional e, consequentemente, ampliar a satisfação do usuário pela assistência prestada. Por meio do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é possível que os estudantes tenham contato com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Educação Interprofissional (EIP). Nesse contexto, assim como os docentes da Instituição de Ensino Superior (IES), os preceptores também são mediadores e facilitadores do processo de ensino-aprendizagem¹. Objetivo: Relatar a experiência da preceptoria do PET-Saúde como estratégia de ensino-aprendizagem com foco na EIP. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de tutorias realizadas no PET-Saúde, entre abril de 2019 e junho de 2020, vinculado à Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Chapecó-SC na qual o grupo tutorial realiza as atividades de dispersão. Resultados: Durante as vivências os preceptores fizeram a contextualização entre a teoria-prática no processo ensino-aprendizagem. O estudante conheceu a atuação dos diversos profissionais da UBS, as necessidades dos usuários, a comunidade e seus problemas sociais, ambientais e sanitários². A metodologia do programa estimulou os preceptores na busca pelo aprendizado, além de instigar a necessidade de atualização nas inovações, e a pensar em alternativas para o seu crescimento profissional e pessoal. A experiência da preceptoria fez diferença na aprendizagem tanto dos preceptores quanto dos estudantes. O profissional da saúde conheceu novas metodologias que facilitaram a sua prática de trabalho, enquanto os estudantes aprenderam a prática de trabalho e seus olhares voltaram para soluções capazes de responder às necessidades do SUS. A promoção da saúde e prevenção de doenças precisam ocorrer de maneira interprofissional, por esse motivo os preceptores que participam do PET-Saúde, aprendem a incluir em suas práticas o trabalho em equipe, desestimulando nos demais membros o trabalho baseado no modelo curativo e fragmentado¹. Para isso foram realizadas atividades, em conjunto com os docentes, que incluíram metodologias ativas com o objetivo de estimular o protagonismo do profissional e acadêmico neste processo de aprendizado. Considerações Finais: A experiência foi valiosa para todos os participantes, pois a APS é um rico espaço de aprendizado, e a preceptoria contribuiu para a integração ensino-serviço e para a aplicação da EIP. E nesse contexto o preceptor tem papel importante na formação do estudante, pois o oportuniza ter contato com uma qualificação de acordo com as demandas dos usuários e do serviço de saúde. Palavras-chave: Atenção Básica de Saúde. Assistência à Saúde. Troca de Conhecimentos. Prática Profissional. Educação em Saúde.

Referência(s)