OLIGOPSÔNIO E PODER DE BARGANHA NO VAREJO ALIMENTAR BRASILEIRO: O CASO DOS PRODUTOS LÁCTEOS // OLIGOPSONY AND BUYER POWER IN THE BRAZILIAN FOOD RETAIL: THE DAIRY PRODUCTS CASE
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Inglês
ISSN
1980-5527
AutoresLucas Campio Pinha, Pablo Miranda Guimarães, Marcelo José Braga, Glauco Rodrigues Carvalho,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoResumo : A recente concentracao no varejo alimentar brasileiro facilita a existencia de poder de barganha na compra dos produtos pelas grandes redes varejistas. A situacao e agravada no caso dos produtos lacteos devido as recentes evolucoes do setor e a organizacao da cadeia de producao e comercializacao. O objetivo do presente trabalho e verificar a existencia de poder de barganha por parte da industria varejista na cadeia de produtos lacteos selecionados para a Regiao Metropolitana de Sao Paulo. O teste fornecido pelo modelo teorico permite verificar se ha um descolamento dos precos dos produtos vendidos no varejo com relacao aos precos dos insumos, o que e um bom indicador de poder de barganha por parte dos varejistas. Os resultados concluem que ha indicios de poder de barganha na comercializacao dos tres produtos analisados, leite longa vida, leite tipo B e leite tipo C, o que suscita discussoes importantes com relacao ao comportamento da industria de laticinios e a acao publica na analise de fusoes e aquisicoes. =========== Abstract : The recent concentration in the Brazilian food retail market facilitates buyer power on the purchase of products. The situation is more acute in the dairy sector due to recent innovations and reorganization in the production chain. This paper aims to verify whether the retail industry wields buyer power on the purchase of dairy products in the metropolitan region of Sao Paulo. The theoretical model provides a test to analyze if retail prices are detached from raw material prices, which is a good indicator of retailers' buyer power. The results show evidence of buyer power on the purchase of the three types of products, namely, UHT fluid milk, type B fluid milk, and type C fluid milk. It raises important discussions regarding the dairy industry behavior and the public enforcement of mergers and acquisitions.
Referência(s)