
Ensino-aprendizagem de Matemática: Análise dos aspectos Social, Metodológicos e Avaliativo dos Discentes do 3º ano do Ensino Médio
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 11 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i11.10076
ISSN2525-3409
AutoresGilberto Emanoel Reis Vogado, Fabrício da Silva Lobato, Gustavo Nogueira Dias, Vanessa Mayara Souza Pamplona, Alessandra Epifanio Rodrigues, Herson Oliveira da Rocha, José Carlos Barros de Souza Júnior, Wagner Davy Lucas Barreto, Pedro Roberto Sousa da Silva, Washington Luiz Pedrosa da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEsse artigo aborda a discussão acerca da instrução e aprendizagem de Matemática no contexto educacional brasileiro, referente ao aprendizado dos alunos do 3° ano do Ensino Médio. A questão de pesquisa foi como se designa o ensino e aprendizagem de Matemática no ensino médio? Com base nessa questão, justificou-se diagnosticar a aprendizagem dos educandos a respeito do tema. Objetivo foi realizar um diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem da Matemática em discentes oriundos do 2ª ano do Ensino Médio, especificamente alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Para verificar a aprendizagem dos estudantes utilizamos 1 instrumentos de pesquisa que foi um questionário. A pesquisa foi realizada com 100 alunos do ensino médio e as informações coletadas foram analisadas a partir de 3 categorias, sendo elas: o perfil social; impressões metodológicas do ensino e a avaliação da aprendizagem, as quais possibilitaram o entendimento sobre o assunto em questão sob o direcionamento que essa pesquisa seguiu. Diante dos resultados obtidos, podemos conhecer mais das características sociais dos estudantes e a metodologia de ensino usada pelos professores, que de alguma forma pode influenciar no metodologia de aprendizagem e nos resultados avaliativos dos estudantes.
Referência(s)