
Embates da descolonialidade e as pautas (não tão) ocultas dos museus
2020; Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Português
10.35699/2237-5864.2020.19685
ISSN2238-2046
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEm um cenário em que a arte se tornou política, uma questão fundamental se impõe: entender o lugar dessa arte política. Para muitos, os espaços apropriados para a instauração da arte, de qualquer arte, continuam sendo as instituições de arte, em especial o museu e suas exposições, apesar das contradições sociais que norteiam suas políticas e ações. Neste estudo, com base nas incisões descoloniais de Walter Mignolo, Anibal Quijano, Eduardo Viveiros de Castro e Pedro Pablo Gómez, buscamos investigar as complexidades envolvidas na construção e na recepção da mostra “A Cor do Brasil”, realizada no Museu de Arte do Rio entre 2016 e 2017, tendo como pano de fundo os processos da descolonialidade.
Referência(s)