Determinação dos níveis de pressão sonora em estabelecimentos educacionais de Goiânia, Goiás
2020; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.6008/cbpc2318-2881.2020.004.0009
ISSN2318-2881
AutoresAna Luiza Duarte de Abreu, Guilherme Matheus Coelho de Lemos, Eriberto Oliveira do Nascimento, Viníciu Fagundes Bárbara, Rosana Gonçalves Barros,
Tópico(s)Noise Effects and Management
ResumoO crescente aumento dos ruídos nas escolas é motivo de grande preocupação dos educadores, uma vez que podem prejudicar as relações sociais, a comunicação, o comportamento, o rendimento escolar, a saúde, entre outros. Embora a poluição sonora não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, ela vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade atual, uma vez que a mesma representa um grande risco ambiental à saúde pública. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar os níveis de poluição sonora em dois estabelecimentos educacionais (público e privado) de Goiânia, Goiás e o Planejamento Fatorial de Experimentos (PFE) relacionando a interferência dos mesmos no processo de ensino aprendizagem. As medições do nível de pressão sonora em dB(A) foram realizadas em abril de 2017 com o auxílio de um medidor de nível de pressão sonora (decibelímetro). De acordo com os resultados verificou-se que os níveis de pressão sonora em todos os pontos amostrados ficaram acima do permitido pela NBR 10152, variando de 55 a 78 dB(A), já para os dados do PFE verificou-se que o maior efeito de interação avaliado em ambas as escolas foi o que correspondeu a ventilação (A) e série-ano (B). O estudo também revelou que as escolas avaliadas não atenderam as especificações das normas regulamentadoras, interferindo no processo ensino-aprendizagem e ainda comprometendo a qualidade de vida daqueles que ali trabalham e estudam.
Referência(s)