
Sinalizações das escolas e municípios no contexto do IDEB 2019: Tentativa preliminar de leitura do IDEB-2019
2020; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Linguagem: Português
10.26673/tes.v16i2.14210
ISSN2526-3471
AutoresPedro Demo, Renan Antônio da Silva,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoElaboramos uma análise preliminar do Ideb 2019, aproveitando seu lançamento nessa terceira semana de setembro de 2020 (INEP/MEC, 2020. Ideb, 2020). Vou focar o comportamento de MS, até onde possível e comparativamente. Algumas indicações já foram anotadas, como um avanço no EM de 2017 para 2019, talvez por conta da Reforma do EM, que, mesmo mantendo o mesmo instrucionismo, mexeu com o sistema. Alguns estados se destacaram, tendo agora o Ceará um grande rival, Goiás, e preconizando a importância da movimentação municipal e local. Note-se, porém, que o avanço recente chama a atenção porque o EM mostrava, na série histórica, leseira já marcada; em si, o avanço foi pequeno e está muito longe da solicitação da BNCC de “recriação da escola”.
Referência(s)