Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sinalizações das escolas e municípios no contexto do IDEB 2019: Tentativa preliminar de leitura do IDEB-2019

2020; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Linguagem: Português

10.26673/tes.v16i2.14210

ISSN

2526-3471

Autores

Pedro Demo, Renan Antônio da Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Elaboramos uma análise preliminar do Ideb 2019, aproveitando seu lançamento nessa terceira semana de setembro de 2020 (INEP/MEC, 2020. Ideb, 2020). Vou focar o comportamento de MS, até onde possível e comparativamente. Algumas indicações já foram anotadas, como um avanço no EM de 2017 para 2019, talvez por conta da Reforma do EM, que, mesmo mantendo o mesmo instrucionismo, mexeu com o sistema. Alguns estados se destacaram, tendo agora o Ceará um grande rival, Goiás, e preconizando a importância da movimentação municipal e local. Note-se, porém, que o avanço recente chama a atenção porque o EM mostrava, na série histórica, leseira já marcada; em si, o avanço foi pequeno e está muito longe da solicitação da BNCC de “recriação da escola”.

Referência(s)