Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Africanias nas canções de Aloysio de Alencar Pinto

2020; Volume: 20; Linguagem: Português

10.34019/2179-3700.2020.v20.30953

ISSN

2179-3700

Autores

Marcus Vini­cius Medeiros Pereira, Sara Rosa Ramos Fraga, Alexandre Lúcio De Souza Pereira, Michelle Cristina Ferreira Flores Bade,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O artigo apresenta um recorte da pesquisa que teve como fonte as canções para canto e piano do compositor cearense Aloysio de Alencar Pinto. A investigação está inscrita na interface de três grupos de pesquisa que se dedicam à canção brasileira de concerto: Resgate da Canção Brasileira (UFMG), Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco (UFPel/UFRJ) e Africanias (UFRJ). A metodologia do estudo procurou combinar as propostas dos grupos, visando, por um lado, a divulgação da canção brasileira de concerto e, por outro, oferecer subsídios para fundamentar as decisões interpretativas na construção da performance. O foco dado no texto foi à investigação das africanias nas canções de Aloysio, exemplificando o trabalho a partir das canções “Xangô (Invocação ao Deus do Trovão)” e “Nós viemo aqui cantá (Terno de Reis)”. Os resultados não somente contribuíram para a performance das canções, mas, também, para um verdadeiro encontro com as marcas das ricas matrizes culturais que compõem a diversidade cultural brasileira.

Referência(s)