
Africanias nas canções de Aloysio de Alencar Pinto
2020; Volume: 20; Linguagem: Português
10.34019/2179-3700.2020.v20.30953
ISSN2179-3700
AutoresMarcus Vinicius Medeiros Pereira, Sara Rosa Ramos Fraga, Alexandre Lúcio De Souza Pereira, Michelle Cristina Ferreira Flores Bade,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoO artigo apresenta um recorte da pesquisa que teve como fonte as canções para canto e piano do compositor cearense Aloysio de Alencar Pinto. A investigação está inscrita na interface de três grupos de pesquisa que se dedicam à canção brasileira de concerto: Resgate da Canção Brasileira (UFMG), Acervo de Partituras Hermelindo Castelo Branco (UFPel/UFRJ) e Africanias (UFRJ). A metodologia do estudo procurou combinar as propostas dos grupos, visando, por um lado, a divulgação da canção brasileira de concerto e, por outro, oferecer subsídios para fundamentar as decisões interpretativas na construção da performance. O foco dado no texto foi à investigação das africanias nas canções de Aloysio, exemplificando o trabalho a partir das canções “Xangô (Invocação ao Deus do Trovão)” e “Nós viemo aqui cantá (Terno de Reis)”. Os resultados não somente contribuíram para a performance das canções, mas, também, para um verdadeiro encontro com as marcas das ricas matrizes culturais que compõem a diversidade cultural brasileira.
Referência(s)