Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Teoria das situações didáticas gamificadas: um esboço detalhado no ensino da sequência de Padovan

2020; University of A Coruña; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17979/reipe.2020.7.2.5782

ISSN

2386-7418

Autores

Darkson Fernandes da Costa, Rosalide Carvalho de Sousa, Renata Passos Machado Vieira, Francisco Régis Vieira Alves, Juscileide Braga de Castro, Gilvandenys Leite Sales,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

Este trabalho possui o objetivo de apresentar uma sistematização de saberes para uma possível aplicação da gamificação no ensino da Matemática, fundamentado nas etapas do percurso metodológico da Teoria das Situações Didáticas (TSD) como metodologia de ensino. Para tanto, utilizou-se como base de metodologia de pesquisa as duas fases iniciais da Engenharia Didática (ED), referentes às análises preliminares e a priori. Ademais, usou-se como exemplo o assunto específico da extensão da sequência de Padovan para índice inteiro não positivo, com o enfoque em alunos no nível de graduação. Nesse sentido, o ponto central do trabalho não direciona-se para uma análise dos dados de uma aplicação em si, mas da demarcação de elementos representativos que pleiteiam uma sistematização e acumulação de saberes teóricos/científicos, para a formulação de uma proposta didática e metodológica no ensino da Matemática com a interação das estratégias de gamificação, TSD e ED.

Referência(s)