Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ferramenta digital para o ensino e o planejamento de uma coleção de moda

2020; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.37780/dsch.v21n1-019

ISSN

2179-6890

Autores

Gabriel Rodrigues Felipetto, Rubiana de Quadros Sandri, Ricardo Fröhlich da Silva, Taís Steffenello Ghisleni, Elsbeth Léia Spode Becker,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

No atual cenário de mudanças e a prática docente tem grande potencial para renovar a educação e proporcionar novas ferramentas e metodologias de ensino. O objetivo principal neste projeto foi criar uma ferramenta digital de ensino aplicada nos cursos de Moda para a criação de uma Coleção de Moda. A metodologia foi embasada na pesquisa qualitativa para compor o planejamento das etapas imprescindíveis para o desenvolvimento de uma ferramenta útil para o ensino e o planejamento de uma Coleção de Moda. A criação da ferramenta foi com a utilização do motor gráfico Unity com programação em linguagem C# no Microsoft Visual Studio. Na modelagem foi utilizado o software 3ds Max 9. A criação do cenário se baseou na Teoria das Cinco Peles ou a Teoria de Hundertwasser (1964). O resultado consistiu na composição de uma ferramenta destinada ao ensino de Moda, para a criação de uma Coleção de Moda. A ferramenta recria o espaço físico, com ambientes e utensílios, necessário para integrar um ateliê de Moda ou parte de uma indústria.

Referência(s)