
Protótipo do jogo educativo 2D: Folcjapu, sobre folclore brasileiro “Lenda do Japuaçu”, utilizando metodologia RETAIN
2020; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1982-1654.93948
ISSN1982-1654
AutoresGelson Firmino, Sarah Galatto Cancillier, Pedro Gabriel Ambrósio, Lucas Vieira Machado, Kristian Madeira, João Alberto Ramos Batanolli,
Tópico(s)Augmented Reality Applications
ResumoOs jogos digitais são uma das principais formas de expressão e entretenimento, e que a cada dia crescem seu campo de atuação. Uma dessas categorias chama-se Serious Games, onde o jogo é visto como dispositivo educacional, auxiliando na motivação para atingir objetivos, no desenvolvimento de estratégias, tomadas de decisões, entre outros. Neste trabalho foi desenvolvido um protótipo nesta linha, com um propósito de aprendizagem do folclore brasileiro, especialmente a Lenda do Japuaçu. Assim, o protótipo visa valorizar e ensinar elementos da cultura brasileira de forma lúdica. Utilizou-se o Unity 3D como motor gráfico, possibilitando a criação do protótipo e sua mecânica. A metodologia de construção e avaliação empregada chama-se RETAIN, a qual auxilia pesquisadores, desenvolvedores e educadores nos processos de criação e avaliação de Serious Games. A partir de sua aplicação coletaram-se dados para auxiliar na determinação de eficiência do jogo, tendo uma pontuação de 54,2 pontos, dos 63 disponíveis.
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