Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EXCELÊNCIA, EVASÃO E EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 22; Linguagem: Português

10.1590/21172020210140

ISSN

1983-2117

Autores

Paulo Lima, V. C. de Andrade, Jailton Correia Fraga, JÚLIA AMARAL E SILVA, FELIPE MARTINS GOULART, Israel Marinho Araújo,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

RESUMO: Em que medida a evasão e as experiências discentes nos cursos de graduação em Física estão relacionadas à pressão por excelência acadêmica? Baseados em leituras da sociologia da educação, realizamos uma análise de dados coletados no curso de Física de uma universidade brasileira. As evidências indicam que estudantes de famílias privilegiadas tendem a abandonar o curso, mas os que permanecem costumam ser bem-sucedidos. Ao mesmo tempo, a evasão não se relaciona com o desempenho acadêmico: há estudantes excelentes que desejam sair, bem como estudantes de baixo desempenho que desejam permanecer. A austeridade da organização curricular contribui para que os estudantes tenham lacunas em sua formação. Com algumas exceções, os professores são descritos como figuras opressoras, exigentes e sem empatia. Por outro lado, relações competitivas são percebidas entre os próprios estudantes. Enfim, ainda que a evasão não tenha relação com o desempenho acadêmico, a busca por excelência estrutura as experiências dos estudantes no curso.

Referência(s)