Artigo Acesso aberto

A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I

2020; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

10.46616/rce.v3i6.86

ISSN

2526-8716

Autores

Genário Ferreira de Sousa,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, debater de maneira conceitual sobre a influência da linguagem virtual no processo de letramento dos alunos do ensino fundamental. De modo que foi possível compreender que as novas tecnologias são de extrema importância, sobretudo imersas no ambiente escolar, já que a era tecnológica insere crianças e jovens cada vez mais cedo neste universo virtual, tornando um potencial facilitador na mediação de conteúdos disciplinares quando aplicadas tais ferramentas a favor da educação. Quando se considera que a internet criou e continua criando uma espécie de dialeto comum aos seus usuários, nota-se que sua influência no processo de letramento é tamanha. Ao passo que o importante é saber identificar as situações por meio das redes em que é possível se comunicar de forma mais coloquial e quais situações demandam maior cuidado com a escrita culta da língua, o que torna o multiletramento uma ferramenta adequada para a educação dessas novas gerações. A justificativa para a escolha do tema consiste em sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir com o âmbito acadêmico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX