Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Gamificação, ensino de línguas estrangeiras e formação de professores

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/1984-6398202016398

ISSN

1984-6398

Autores

Karin Quast,

Tópico(s)

French Language Learning Methods

Resumo

RESUMO Neste artigo buscamos refletir sobre a Gamificação enquanto recurso mediacional ou estratégia pedagógica no ensino de línguas estrangeiras e na formação de professores de línguas, discorrendo sobre o conceito, apresentando alguns elementos de jogos e trazendo alguns dos princípios de aprendizagem inerentes a bons jogos (GEE, 2003), articulando teorias do campo da linguagem, da Psicologia e Design de jogos. Ilustramos a discussão com um sistema gamificado elaborado para uma disciplina de pós-graduação na área de Linguística Aplicada e verificamos se e como os professores participantes da disciplina se apropriaram do conceito e o utilizaram em suas aulas, via suas produções acadêmicas envolvendo o tema. Problematizamos a utilização de um modelo raso de gamificação, baseado em uma visão meramente comportamentalista, skinneriana, defendendo que é necessário que os professores tenham um certo grau de letramento em jogos, tanto para trabalhar com jogos como para gamificar.

Referência(s)