Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação no contexto da pandemia da Covid-19:

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/rir.v16i1.65332

ISSN

1807-9342

Autores

Jussara de Fátima Alves Campos Oliveira, Juliana Cristina da Costa Fernandes, Elisângela Ladeira de Moura Andrade,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Diante do atual contexto de pandemia global ocasionado pela Covid-19, houve uma necessidade célere de ressignificar os modos de vida da sociedade, sobretudo, em virtude do isolamento social, face ao alto grau de contaminação e letalidade do novo coronavírus. Nessa perspectiva, a escola, como um ambiente propício à convivência, teve suas atividades subitamente alteradas. O ensino, até então presencial, transportou-se para ambientes virtuais, obrigando profissionais da educação e estudantes a buscarem, repentinamente, novas práticas. Considerando esse momento singular, de adversidades e possibilidades, este trabalho objetiva discutir perspectivas de práticas educativas, por meio do uso de metodologias ativas, para aulas remotas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica, para elucidar os conceitos de ensino remoto e metodologias ativas, visando contribuir para a permanência e êxito dos estudantes na escola. Para tanto, abordou-se, também, conceitos freirianos, os quais vão ao encontro da necessidade de enfrentamento das adversidades advindas desse contexto atual, como a aceitação do novo, a alegria e esperança no ato do professor, a convicção de que a mudança é possível. A partir das discussões apresentadas, conclui-se que o ensino remoto favorece a adoção de novas práticas pedagógicas que podem contribuir para o re(pensar) das práticas dos professores, também para o período pós-pandemia.

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