Artigo Revisado por pares

Análise da história da Teoria da Relatividade Restrita em livros didáticos do terceiro ano do ensino médio indicados no PNLEM 2015/2017

2019; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Inglês

ISSN

1870-9095

Autores

Alanah Garcia da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Diego C. B. Alves, Wellington Pereira de Queirós,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

portuguesApresentamos nesse trabalho os resultados de uma pesquisa realizada sobre os aspectos da natureza da ciencia relacionados a Teoria da Relatividade Restrita em livros didaticos do terceiro ano do ensino medio, distribuidos na rede publica do Brasil, durante os anos 2015/2017. Para isso, em um primeiro momento, pesquisamos sobre o uso da historia da ciencia em revistas da area de ensino e qual a sua importância. Posteriormente, realizamos uma segunda pesquisa que teve como objetivo a criacao de um texto historico que serviu como subsidio para a ultima etapa. Por fim, realizamos a analise dos livros didaticos para verificar se ele possuia relatos historicos, notas biograficas, presenca de mitos e historia whig e visao epistemologica valorizada na abordagem identificada. Os resultados indicam que os livros analisados nao apresentam uma abordagem historia da ciencia satisfatoria, principalmente quanto as caracteristicas da visao epistemologica contemporânea. EnglishWe present in this work the results of a research carried out on aspects of the nature of science related to Theory of Restricted Relativity in textbooks of the third year of high school, distributed in the public network of Brazil, during the years 2015/2017. To do this, we first investigated the use of the history of science in journals in the area of teaching and how important it is. Subsequently, we conducted a second research that had the objective of creating a historical text that served as a subsidy for the last stage. Finally, we analyze the books through an adaptation of the grid used by Pagliarini (2007, p.57), which consists of verifying whether the book has historical accounts, biographical notes, presence of Whig myths and history. The results indicate that the analyzed books do not present the history of science in a satisfactory way, being necessary a revision and modification for future editions.

Referência(s)