
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O SENSO COMUM- UM RELATO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DOS ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE CASCAVEL-PR
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4025/arqmudi.v24i3.55332
ISSN1980-959X
AutoresCassiane Beatrís Pasuck Benassi, Dulce María Strieder,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo tem por finalidade apresentar alguns resultados de uma pesquisa qualitativa que visou identificar os aspectos sociais e culturais presentes na percepção de alunos do 3ºano do Ensino Médio de cinco escolas integrantes do Núcleo Regional de Educação de Cascavel- PR. Nesse panorama, utilizamos como coleta de dados, uma entrevista áudio gravada com 27 alunos com aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. O objetivo foi identificar algumas práticas cotidianas vivenciadas pelos estudantes e como o conhecimento científico e o senso comum estão presentes em suas ações e posturas além dos muros escolares. Como resultado, apontam-se um elevado interesse entre os estudantes sobre assuntos relacionados a Ciência e a Tecnologia, porém seus conhecimentos e atitudes revelam baixa iniciativa ao acesso a informações científicas e tecnológicas. Cabe, portanto, à escola atuar sobre a motivação e a estimulação. A tarefa de estimular também cabe ao governo, juntamente com a comunidade científica, com as instituições de ensino diversas e com a mídia. Todas essas instâncias devem realizar esforços conjuntos para a apropriação do conhecimento, aperfeiçoando formas de popularizar e de ensinar as ciências, promovendo assim a inclusão na cultura científica.
Referência(s)