
príncipe e o poeta
2020; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 1; Issue: 37 Linguagem: Português
10.26512/emtempos.v1i37.34208
ISSN2316-1191
AutoresYuri Leonardo Rosa Stelmach, Lúcio Geller,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo dedica-se ao estudo da relação entre História e Cinema. Para isso, debruça-se sobre duas produções cinematográficas da União Soviética: Alexander Nevsky (1938), de Sergei Eisenstein e A Cor da Romã (1969), de Sergei Parajanov. Por meio desses filmes, ambientadas no século XIII e XVIII, respectivamente, objetiva-se examinar o papel ocupado pela nacionalidade nas duas produções e refletir sobre as imagens fílmicas na construção de uma narrativa sobre o passado das repúblicas da URSS. Busca-se analisar como os passados russo e transcaucásio são representados e construídos pelos cineastas, bem como quais os processos de condensação, deslocamento e simbolização, como na escrita histórica, estes filmes utilizam.
Referência(s)