
Problematizando as relações entre Matemática e Música na Educação Matemática
2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 17 Linguagem: Português
10.5965/2357724x08172020108
ISSN2357-724X
AutoresAlice Stephanie Tapia Sartori, Juliano Espezim Soares Faria,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNeste artigo analisamos um conjunto de textos inseridos no campo de pesquisa da Educação Matemática que estabelecem relações entre matemática e música, publicados nas quatro últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Recorrendo à análise do discurso foucaultiana como metodologia, damos visibilidade às enunciações categorizadas a partir desses artigos, organizando-as a partir de 3 problematizações. Na primeira, fazemos considerações sobre a apropriação da música para o ensino de frações, levando em conta o contexto histórico da matemática grega e sobre o uso dos símbolos das notas musicais de acordo com seus tempos. Na segunda, analisamos enunciações que remetem a aspectos metodológicos naturalizados no ensino de matemática, a saber a ludicidade e o estímulo do interesse no aluno. Por fim, na terceira problematização, tensionamos o enunciado que afirma que música é matemática e, de forma mais geral, que a matemática está em tudo. Inspiramo-nos no conceito filosófico de ritornelo para pensar a docência em matemática a partir de exercícios de desterritorialização/reterritorialização no território da Educação Matemática.
Referência(s)