
A história da astronomia nos livros de ciências naturais dos anos finais do ensino fundamental do PNLD 2017-2019
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1982-5153.2020v13n2p75
ISSN1982-5153
AutoresAdelves de Sousa Almeida, Maria Cilene Freire de Menezes,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoCompreender a Astronomia é mais do que olhar para o conhecimento atual, é também entender como esse conhecimento se desenvolveu. Por isso a História da Astronomia (H-Astro) é imprescindível para a compreensão da construção do conhecimento pelos sujeitos. Deste modo, este trabalho objetivou analisar se os livros didáticos de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017 têm inserido a História da Astronomia e como essa vem sendo abordada nesses livros. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através da análise de livros didáticos de Ciências Naturais, com base em Bardin (2016). Das 13 (treze) coleções aprovadas pelo referido PNLD foram analisadas 12 (doze). Ao final, constatou-se que houve alguns avanços, principalmente sobre uma maior inserção da H-Astro nos livros didáticos de Ciências e acerca da redução dos erros conceituais. Entretanto, existem vários aspectos em que H-Astro vem sendo abordada de maneira deficiente na maioria dos livros didáticos de Ciências Naturais analisados.
Referência(s)