Artigo Acesso aberto

O desafio do trabalho da coordenação pedagógica na Escola Renascer no Município de Guaratinga – BA

2020; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/escola-renascer

ISSN

2448-0959

Autores

Joelma Cândido Silva, Daniela Ruiz Díaz Morales,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A pesquisa, intitulada “O Desafio do Trabalho da Coordenação Pedagógica na Escola Renascer no Município de Guaratinga – BA”, tem como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades trabalho do coordenador pedagógico na Escola Renascer no município de Guaratinga/Bahia. Esse estudo, embasou-se na pesquisa qualitativa, tendo como participantes 01 gestor, 01 coordenador pedagógico, 13 professores e 22 estudantes do 9º ano. A pesquisa realizou-se na Escola Municipal Renascer. Para a coleta de dados utilizou-se questionários semiestruturados. Após análise dos resultados, percebeu-se que, o coordenador pedagógico possui limitações e desafios a serem vencidos, principalmente pela falta de formação inicial e continuada para o exercício do cargo. Sendo assim, é possível concluir que a formação acadêmica desse profissional precisa ser revista pela Secretaria de Educação do município, uma vez que é ela que nomeia esse profissional. É preciso criar-se políticas de formação, para que o coordenador pedagógico possa construir sua identidade profissional dentro do seu espaço de atuação.

Referência(s)