
A educação permanente na Saúde em hospital de ensino: um desafio na perspectiva de Morin
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 12; Issue: 27 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2020v12n27p80-93
ISSN2175-6600
AutoresRenata Féo Couto, Marcos Paulo Fonseca Corvino, Mônica Tereza Machado Mascarenhas,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoObjetiva-se refletir sobre as potencialidades e fragilidades envolvidas na prática da Educação Permanente em Saúde (EPS) em Hospitais de Ensino na perspectiva de Edgar Morin. Trata-se de um estudo de reflexão que se propõe analisar produções científicas sobre a prática da EPS em hospitais, relacionando onde cabível aos pressupostos teóricos de Morin. Conclui-se que são notáveis as dificuldades em se propor a EPS em hospitais; maior frequência da educação continuada; e embaraço no entendimento desses dois conceitos. A educação permanente, por sua inerente complexidade pode usufruir dos conceitos de Morin, e estabelecer paralelos entre os pressupostos da EPS em hospitais de ensino e os referenciais do filósofo na perspectiva do pensamento complexo.
Referência(s)