
Construtos audiovisuais de vigilância e privacidade: interfaces entre tecnocultura e tecnopolítica e os sentidos de hacktivismo em jogos digitais
2020; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.4013/fem.2020.223.06
ISSN1984-8226
AutoresCamila de Matos Ávila, Leonardo Andrada de Mello,
Tópico(s)Radio, Podcasts, and Digital Media
ResumoPartindo da franquia Watch Dogs, buscamos refletir sobre os sentidos de hacktivismo em jogos digitais, a partir de construtos audiovisuais de vigilância e privacidade, com uma visada tecnocultural e tecnopolítica. A série de jogos aborda conceitos de cibersegurança; vigilância; big data; privacidade; e controle social, trazendo em si a presença da cultura hacktivista, a partir do coletivo DedSec. Identifica-se a questão estética com bastante potência ao pensarmos nessa construção de sentidos e de construtos dentro do espaço do jogo. Portanto, não apenas nas práticas da construção da imagem de coletivos hacktivistas, mas também a construção da representação de construtos audiovisuais de vigilância e privacidade em jogos digitais se mostram como ricos cenários de experimentação para uma estética crítica.Palavras-chave: Jogos Digitais. Tecnocultura. Tecnopolítica.
Referência(s)