Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Construtos audiovisuais de vigilância e privacidade: interfaces entre tecnocultura e tecnopolítica e os sentidos de hacktivismo em jogos digitais

2020; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.4013/fem.2020.223.06

ISSN

1984-8226

Autores

Camila de Matos Ávila, Leonardo Andrada de Mello,

Tópico(s)

Radio, Podcasts, and Digital Media

Resumo

Partindo da franquia Watch Dogs, buscamos refletir sobre os sentidos de hacktivismo em jogos digitais, a partir de construtos audiovisuais de vigilância e privacidade, com uma visada tecnocultural e tecnopolítica. A série de jogos aborda conceitos de cibersegurança; vigilância; big data; privacidade; e controle social, trazendo em si a presença da cultura hacktivista, a partir do coletivo DedSec. Identifica-se a questão estética com bastante potência ao pensarmos nessa construção de sentidos e de construtos dentro do espaço do jogo. Portanto, não apenas nas práticas da construção da imagem de coletivos hacktivistas, mas também a construção da representação de construtos audiovisuais de vigilância e privacidade em jogos digitais se mostram como ricos cenários de experimentação para uma estética crítica.Palavras-chave: Jogos Digitais. Tecnocultura. Tecnopolítica.

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