Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Para licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 10; Linguagem: Português

10.35699/2237-5864.2020.23813

ISSN

2358-6338

Autores

Ana Paula Moreira, Marinez Meneghello Passos,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar qual o significado de formação de professores para os integrantes do Programa de Residência Pedagógica do curso de licenciatura em Matemática de uma Universidade Tecnológica Federal do estado do Paraná. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os alunos participantes do projeto. Os depoimentos dos entrevistados foram analisados segundo os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo, tendo como categorias a priori os Focos da Aprendizagem Docente, os quais são: (i) interesse pela docência; (ii) conhecimento prático da docência; (iii) reflexão sobre a docência; (iv) comunidade docente; e, (v) identidade docente. Mediante esta investigação foram encontrados significados relacionados a progressos pessoais, estabelecimento de valores, vivências possibilitadas, reflexões deflagradas, questionamentos evidenciados, participações realizadas, aprendizados ocorridos, construções elaboradas, estratégias efetivadas, saberes e conhecimentos inerentes ao professor.

Referência(s)