
Geografia, política educacional e desigualdade: o caso do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (2012-2018)
2020; COLÉGIO PEDRO II; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
10.33025/grgcp2.v6i12.2758
ISSN2358-7067
AutoresEduardo Donizeti Girotto, João Victor Pavesi de Oliveira, Bruna Bardi Graton,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoNeste artigo, apresentamos os resultados do projeto Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo, discutindo a importância das análises socioespaciais no planejamento das políticas educacionais. Analisamos aqui o Programa Ensino Integral (PEI) implementado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC-SP) a partir de 2012. Para tanto, elaboramos mapas correlacionados a diferentes variáveis, demonstrando como tal política pública tem contribuído para ampliar as desigualdades socioespaciais e educacionais, privilegiando unidades escolares localizadas em áreas com as melhores condições estruturais da cidade. Além disso, realizamos entrevistas com ex-alunos e gestores de escolas PEI com o intuito de entender como tais sujeitos compreendem e se apropriam da lógica de funcionamento do Programa, baseado em modelo de gestão focado na responsabilização docente e discente – que culpabilizam os indivíduos que compõem a escola pelo fracasso escolar.
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