A PROPOSTA DO INSTITUTO AYRTON SENNA PARA EDUCAR NO SÉCULO 21 OU UMA VELHA PROPOSTA COM NOVA ROUPAGEM
2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1806-9274
Autores Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoAs estrategias de gestao privada na educacao, no Brasil, viabilizam e aprofundam a reproducao do capital atraves da educacao e seus reflexos na gestao da educacao e da escola. Analisaremos, neste artigo, como ocorre a concepcao gerencial mercantil da gestao da educacao e da escola publica na proposta de um programa intitulado Educar no Seculo 21, de um instituto privado. Essa forma peculiar de relacao entre o publico e o privado, atraves de parcerias ou outras formas de gestao, operam atraves da instalacao de uma serie de ferramentas de mercado no proprio funcionamento da politica publica e da escola. Apresentaremos como uma instituicao privada modifica seu foco de atuacao, buscando atuar nas redes de ensino publico no Brasil, com a logica de um programa privado que altera o conteudo da educacao.
Referência(s)