
HEREDOGRAMA X FORMAS GEOMÉTRICAS: interlocuções entre ciências e matemática na infância
2020; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.52641/cadcaj.v5i3.364
ISSN2448-0916
AutoresJosé Carlos Pinto Leivas, Ana Raquel Beckmann, Cristina Da Silva dos Santos, Rosemar de Fátima Vestena,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo apresenta um estudo das práticas pedagógicas<strong><em> </em></strong>realizadas em uma disciplina de um mestrado profissional em uma universidade privada do sul do Brasil. O objetivo foi analisar possíveis interlocuções entre as áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática, a partir do recurso didático heredograma. Ao desenvolver a disciplina de forma interdisciplinar, realizada com dois professores, atuando simultaneamente na sala de aula, a possibilidade de atingir tal objetivo foi uma construção coletiva, que propiciou inovação para o ensino. Pelas características do heredograma, foi possível envolver conteúdos das duas disicplinas, articulando as peças desse artefato. Nele, estão presentes as formas geométricas nas representações das constituições dos elos hereditários. O experimento foi realizado durante a disciplina ocorrida no primeiro semestre do ano de 2019, para mestrandos pedagogos. Os resultados mostraram ser viável desenvolver a disciplina de forma interdisciplinar, envolvendo dois profissionais de áreas distintas atuando conjuntamente, além de participantes que criaram atividades por meio de jogos que possibilitaram a interlocução de saberes dessas áreas.
Referência(s)