
Pensando sobre Matemática
2020; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15536/thema.v17.2020.791-811.1712
ISSN2177-2894
AutoresAna Lúcia Pereira, Arielin Dobzinski, Elen da Rosa Silva, Elisangela dos Santos Meza, Izauriane Rodrigues Jagas Neves, Laila Andrade Stürmer, Lourdes Aparecida da Luz, Taine Raisa Schneider,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO presente artigo tem como objetivo analisar as concepções sobre o significado da matemática para estudantes que participam de alguns programas de incentivo à aprendizagem da matemática, como: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP); Olimpíada Pontagrossense de Matemática (OPMat); Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI); e PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior). A pesquisa é de natureza qualitativa e os sujeitos são 260 estudantes que participam desses programas. Os dados foram coletados por meio de questionários, organizados e analisados por meio da análise de conteúdo, de onde foi possível identificarmos sete categorias: Matemática como algo desafiador, como uma conquista; Matemática relacionada a cálculos/raciocínio; Matemática com algo essencial; Matemática como algo prazeroso/agradável; Matemática como oportunidades; Matemática como descoberta; e, Matemática como sinônimo de inteligência. Nossos resultados apontam que o significado da matemática para esses estudantes que participam desses programas de incentivo à aprendizagem matemática, está atrelado a aspectos positivos do processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como àquilo que ela pode lhes proporcionar. Palavras-chave: Matemática; olimpíadas de Matemática; concepções de aprendizagem; sucesso.
Referência(s)