Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação, desenvolvimento profissional e práticas de ensino de professores de química em escolas públicas de Santa Catarina

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/1982-5153.2020v13n2p321

ISSN

1982-5153

Autores

Nicole Glock Maceno, Marcelo Giordan,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre a formação, desenvolvimento profissional e práticas de ensino de professores de Química de escolas públicas de Santa Catarina por dados obtidos em três instrumentos disponibilizados na Plataforma Zoho Survey®, adaptados da Enquete Internacional TALIS da OCDE, e respondidos por 75 professores do estado. Trata-se de uma pesquisa exploratória e caráter quantitativo. A análise foi realizada com base nas categorias pré-estabelecidas pela enquete e dialoga com as atuais produções de educadores químicos sobre a formação e trabalho docente. Evidenciamos entre os professores que responderam ao questionário um perfil feminino, a predominância de contratos temporários e a jornada de trabalho semanal. Enfatizamos a necessidade de melhorar os conhecimentos pedagógicos, as dinâmicas de trabalho nas instituições escolares e repensar os tipos de atividades e práticas de ensino que instituem para qualificar o ensino de Química.

Referência(s)