
O uso de objetos reais e virtuais no ensino do desenho técnico visando o desenvolvimento de habilidades espaciais
2021; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1983-2664
AutoresFrancisco Carlos Rodrigues Lucas,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoExploracoes recentes relacionadas ao desenvolvimento das habilidades espaciais indicam a recorrencia da baixa capacidade de visualizacao trazida por estudantes de graduacao em diferentes areas do conhecimento. Enquanto pesquisadores e professores, devemos considerar esse fato um problema relevante para a trajetoria academica dos estudantes, assim como para suas vidas profissionais. Portanto, essa pesquisa tem por objetivo investigar as contribuicoes da implementacao de estrategias pedagogicas centradas no desenvolvimento das habilidades de visualizacao espacial atraves do exercicio do Desenho Arquitetonico. Compreende como grupo de estudo os alunos ingressantes no segundo semestre de 2020 nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade da Regiao da Campanha - URCAMP/Bage. A pesquisa desenvolvida tem um delineamento quase-experimental com uma abordagem quantitativa/qualitativa e de natureza aplicada. Foi realizada atraves de uma atividade pedagogica fundamentada em um modelo metodologico que estimula o contato do aluno com objetos reais e virtuais utilizando a computacao grafica como apoio a visualizacao. Foram utilizados pre-testes e pos-testes especificos de mensuracao das habilidades de rotacao mental e visualizacao espacial, dos quais foram obtidos resultados utilizados tanto para subsidiar a analise qualitativa como para as comparacoes quantitativas. Foi aplicado o metodo qualitativo denominado Analise de Conteudo para verificacao do material resultante da atividade entregue pelos estudantes e o teste nao parametrico de Wilcoxon para as comparacoes estatisticas entre os pre-testes e os pos-testes, a fim de verificar as contribuicoes da metodologia proposta. A analise estatistica apontou que o nivel das habilidades de rotacao mental e de visualizacao espacial se mostrou semelhante apos a aplicacao da atividade pedagogica. Porem, a analise qualitativa indicou que muitos estudantes apresentaram resultados individuais melhorados nos pos-testes, compativeis com a boa qualidade do material resultante da atividade desenvolvida, refletindo a influencia da metodologia para o progresso das habilidades de visualizacao espacial.
Referência(s)