
Desconexão procedimental e programação no ensino-aprendizagem da matemática: considerações a partir da teoria dos registros de representação semiótica
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1981-1322.2020.e76610
ISSN1981-1322
Autores Tópico(s)Teaching and Learning Programming
ResumoReportamos a uma pesquisa de natureza básica, exploratória e bibliográfica que investiga duas questões relacionadas: Por que o ensino da matemática frequentemente apresenta um desequilíbrio entre conceituação e procedimentos? Como ensinar Matemática dirimindo esse problema? Amparados pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica, procuramos respostas definindo o conceito de desconexão procedimental e propondo a aplicação da programação de computadores no ensino da Matemática. Mostramos que os programas de computador constituem um registro de representação semiótica e defendemos que a programação pode subsidiar a compreensão de conceitos matemáticos por promover a conversão e reduzir a necessidade dos alunos treinarem algoritmos para resolver problemas. Para ilustrar, apresentamos um modelo para aplicação da programação no ensino da Matemática e discutimos três exemplos de atividades.
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