Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Concepções de saúde na formação inicial em educação física: uma perspectiva discente

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12957/sustinere.2020.53840

ISSN

2359-0424

Autores

Itamárcia Oliveira de Melo, Heraldo Simões Ferreira, Diogo Queiroz Allen Palácio, Karlla Conceição Bezerra Brito Veras, Kessiane Fernandes Nascimento, Stela Lopes Soares,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é identificar o conceito de saúde, a partir do olhar dos discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino superior pública. Partindo de um estudo de natureza descritiva com abordagem predominantemente qualitativa, a amostra compreendeu um total de 19 sujeitos com idades entre 23 e 48 anos, sendo 14 homens e 5 mulheres. Os participantes responderam um questionário misto composto por cinco (5) questões. Os resultados da pesquisa revelaram que os aspectos bio/fisiológicos são características essenciais para que uma pessoa seja considerada saudável. Os participantes evidenciaram que durante a sua formação acadêmica tiveram acesso a diversos espaços e recursos educativos de como abordar a saúde na Educação Física Escolar. Para além dos ensinamentos adquiridos no em sala de aula participaram de eventos científicos, realizaram leituras de livros e/ou artigos e pesquisas em sites disponíveis na internet. No tocante a Educação Física na escola, a mesma emerge como uma forma de contribuir efetivamente para a saúde dos acadêmicos. Portanto, faz-se necessário compreender a Educação Física enquanto uma disciplina capaz de educar para a saúde no ambiente escolar, além de sensibilizar os docentes para o ensino e prática da saúde em uma perspectiva ampla, abrangente e interdisciplinar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX