
Música & criatividade: transdisciplinaridade e transversalidades no debate sobre drogas com discentes da EAD
2017; Volume: 1; Linguagem: Português
10.51919/revista_sh.v1i1.191
ISSN2675-6404
AutoresRosana Gerpe, Francisco José Figueiredo Coelho, Priscila Tomiasso - Martinhon, Célia Regina Sousa da Silva,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoEm relação ao consumo de drogas, estudos apontam para uma iniciação precoce entre os jovens, resultado de diferentes estímulos, desde o fácil acesso a dificuldade de espaços de diálogo sobre o tema. Diante disso, reconhecemos a relevância das discussões sobre os diversos fatores envolvidos no uso de drogas diversas. Falar de drogas não é algo fácil. A universidade tem potencial para criar espaços de diálogo e aprendizagem sobre as motivações e implicações do uso dessas substâncias. Nessa aposta, acreditamos no potencial da arte - em especial a música - como estratégia de ensino para iniciar ou complementar debates sobre diferentes drogas na sociedade, estimulando novos olhares e posicionamentos juvenis que corroboram com um processo preventivo mais dialógico e democrático. No contexto das ferramentas artísticas, este estudo discute o uso da música “Quinta-feira”, do compositor Chorão, do grupo Charlie Brown, como estratégia educativa promotora de debates mais dialógicos sobre as drogas. Esse evento ocorreu numa comunicação oral da VI Semana acadêmica e II Semana de Ciências da Natureza entre alunos do curso EaD do Consórcio CEDERJ, polo Nova Iguaçu no ano de 2017. O que foi observado na breve discussão com os participantes foi que a música traduz um caminho favorável para potencializar debates abertos, críticos e participativos sobre o tema drogas nos espaços acadêmicos.
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