
O Ensino de Ciências e a leitura da modernidade e da pós-modernidade por Bruno Latour: reflexões acerca do surgimento de pós-verdades e concepções alternativas no Ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Fundamental II
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 37; Issue: 3 Linguagem: Português
10.5007/2175-7941.2020v37n3p1469
ISSN2175-7941
AutoresRonnie Petter Pereira Zanatta, Nestor Cortez Saavedra Filho,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNeste trabalho discutimos o estabelecimento de “verdades científicas” desde a Revolução Científica do século XVI até o pós-guerra, na segunda metade do século XX, com o surgimento de uma visão pós-modernista da Ciência. Apresentamos como esta visão de mundo e de ciência pode contribuir para o reforço de concepções alternativas e o surgimento de pós-verdades no ensino de ciências. Em particular, discutimos sobre os “Science Studies” de Bruno Latour, sua concepção de não-modernidade, a noção de verdade científica enquanto rede e suas implicações para a aprendizagem de conceitos não sensíveis da Física Moderna e Contemporânea de estudantes do Ensino Fundamental II.
Referência(s)