Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Relações étnico-raciais: significados e sentidos a partir de narrativas de crianças marajoaras / Ethnic-racial relationships: meanings and senses from the narratives of marajoaras children from marajoara

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 9; Issue: Especial Linguagem: Português

10.14393/repod-v9nespeciala2020-54854

ISSN

2238-8346

Autores

Sônia Maria Pereira do Amaral, Rodrigo Moura Queiroz,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas de crianças marajoaras, estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre Identidade Negra e Relações Étnico-raciais. Verificou-se a autopercepção dessas crianças quanto a(s) sua(s) identidade(s) étnico-racial e como essas relações têm se dado na sociedade atual a partir de seus olhares. Os resultados indicam que as crianças se identificavam como pardas e/ou morenas, hora afastando-se da identidade negra, hora aproximando-se, com narrativas que demonstram resistências aos processos de miscigenação que buscam embranquecê-las. Percebem conflitos nas relações étnicos-raciais e posicionam-se em alguns momentos, mostrando que as relações são dialogáveis e mutáveis.

Referência(s)