
Relações étnico-raciais: significados e sentidos a partir de narrativas de crianças marajoaras / Ethnic-racial relationships: meanings and senses from the narratives of marajoaras children from marajoara
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 9; Issue: Especial Linguagem: Português
10.14393/repod-v9nespeciala2020-54854
ISSN2238-8346
AutoresSônia Maria Pereira do Amaral, Rodrigo Moura Queiroz,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoO presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas de crianças marajoaras, estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre Identidade Negra e Relações Étnico-raciais. Verificou-se a autopercepção dessas crianças quanto a(s) sua(s) identidade(s) étnico-racial e como essas relações têm se dado na sociedade atual a partir de seus olhares. Os resultados indicam que as crianças se identificavam como pardas e/ou morenas, hora afastando-se da identidade negra, hora aproximando-se, com narrativas que demonstram resistências aos processos de miscigenação que buscam embranquecê-las. Percebem conflitos nas relações étnicos-raciais e posicionam-se em alguns momentos, mostrando que as relações são dialogáveis e mutáveis.
Referência(s)