ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS: UTILIZAÇÃO E COMPREENSÃO ENTRE ESTUDANTES / NUTRITIONAL FOOD LABELING: USE AND UNDERSTANDING BY STUDENTS
2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português
10.34117/bjdv6n11-469
ISSN2525-8761
AutoresLennon da Silva Barros, Márcia da Conceição Rêgo, Denilson da Conceição Montel, Giovanna de Fátima Ferreira de Sousa Santos, Thaís Vieira Paiva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA rotulagem nutricional dos alimentos disponibiliza informacoes sobre propriedades nutricionais de um alimento, compreendendo a declaracao de valor energetico e os principais nutrientes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a compreensao e utilizacao da rotulagem nutricional por alunos de uma escola tecnica. O estudo transversal foi conduzido com estudantes de uma escola localizada na cidade de Bacabal-MA, por meio da aplicacao de formulario online contendo perguntas sobre o habito de leitura, conhecimento e confianca dos alunos relativo a rotulagem nutricional de alimentos. Os resultados revelaram que 68% dos estudantes conhecem a rotulagem nutricional e consideram importante sua consulta; a maioria informou que le as informacoes, embora apenas 9% o facam de forma sistematica e 82,5% consultam ocasionalmente; apenas 10% dos alunos conseguem compreender totalmente as informacoes, e apenas 15,5% confiam completamente nas informacoes. Sobre o objetivo de se consultar o rotulo, apenas 15% dos alunos informaram que fazem por conta das informacoes nutricionais. A maioria dos estudantes (69%) respondeu que o fazia para avaliar o prazo de validade, seguido de curiosidade (53%) e depois da preocupacao com os ingredientes (20,5%). Os termos mais conhecidos foram carboidratos (76%), proteinas (66,5%) e valor energetico (51%), enquanto os termos fibras, gorduras saturadas, gorduras totais e gorduras trans foram os menos compreendidos pelos jovens e adolescentes. Dentre os que consultavam os rotulos, 42% revelaram mudanca de habito alimentar em razao dessas informacoes e 63,5% sugeriram que a linguagem deveria ser mais acessivel. Portanto, diante dos resultados, evidencia-se a necessidade de repensar a forma de apresentacao das informacoes contidas no rotulo dos alimentos e a necessidade de investimento em acoes educativas por parte dos orgaos responsaveis, com vista a possibilitar a consulta, a completa compreensao e utilizacao destas informacoes nao so por parte dos mais jovens como de toda a populacao.
Referência(s)