Artigo Acesso aberto

ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS: UTILIZAÇÃO E COMPREENSÃO ENTRE ESTUDANTES / NUTRITIONAL FOOD LABELING: USE AND UNDERSTANDING BY STUDENTS

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.34117/bjdv6n11-469

ISSN

2525-8761

Autores

Lennon da Silva Barros, Márcia da Conceição Rêgo, Denilson da Conceição Montel, Giovanna de Fátima Ferreira de Sousa Santos, Thaís Vieira Paiva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A rotulagem nutricional dos alimentos disponibiliza informacoes sobre propriedades nutricionais de um alimento, compreendendo a declaracao de valor energetico e os principais nutrientes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a compreensao e utilizacao da rotulagem nutricional por alunos de uma escola tecnica. O estudo transversal foi conduzido com estudantes de uma escola localizada na cidade de Bacabal-MA, por meio da aplicacao de formulario online contendo perguntas sobre o habito de leitura, conhecimento e confianca dos alunos relativo a rotulagem nutricional de alimentos. Os resultados revelaram que 68% dos estudantes conhecem a rotulagem nutricional e consideram importante sua consulta; a maioria informou que le as informacoes, embora apenas 9% o facam de forma sistematica e 82,5% consultam ocasionalmente; apenas 10% dos alunos conseguem compreender totalmente as informacoes, e apenas 15,5% confiam completamente nas informacoes. Sobre o objetivo de se consultar o rotulo, apenas 15% dos alunos informaram que fazem por conta das informacoes nutricionais. A maioria dos estudantes (69%) respondeu que o fazia para avaliar o prazo de validade, seguido de curiosidade (53%) e depois da preocupacao com os ingredientes (20,5%). Os termos mais conhecidos foram carboidratos (76%), proteinas (66,5%) e valor energetico (51%), enquanto os termos fibras, gorduras saturadas, gorduras totais e gorduras trans foram os menos compreendidos pelos jovens e adolescentes. Dentre os que consultavam os rotulos, 42% revelaram mudanca de habito alimentar em razao dessas informacoes e 63,5% sugeriram que a linguagem deveria ser mais acessivel. Portanto, diante dos resultados, evidencia-se a necessidade de repensar a forma de apresentacao das informacoes contidas no rotulo dos alimentos e a necessidade de investimento em acoes educativas por parte dos orgaos responsaveis, com vista a possibilitar a consulta, a completa compreensao e utilizacao destas informacoes nao so por parte dos mais jovens como de toda a populacao.

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