Artigo Acesso aberto Produção Nacional

SONORIDADES FRONTEIRIÇAS NO SUL DA AMÉRICA: O CASO DA MILONGA

2020; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18223/hiscult.v9i2.3053

ISSN

2238-6270

Autores

Gerson Luís Trombetta, Ghadyego Carraro,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

O artigo analisa a constituição das sonoridades musicais típicas da fronteira entre Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul (Brasil). O estudo trabalha com a hipótese de que a referida região de fronteira é um espaço histórico e peculiar, marcado por características climáticas (frio e vento), geográficas (pampa) e econômicas, modos de vida, condições psicológicas (isolamento e melancolia) e encontros culturais que impulsionaram processos híbridos capazes de gerar sonoridades específicas, destacando-se, de modo especial, a milonga.

Referência(s)