
“Meninas com Ciência” vive e resiste pelo Museu Nacional / UFRJ
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 43; Issue: 4 Linguagem: Português
10.11137/2020_4_238_252
ISSN1982-3908
AutoresLuciana Witovisk, Luciana Barbosa de Carvalho, Eliane Guedes, M. E. Zucolotto, Bárbara Da Silva Maciel, Priscila Joana Gonçalves de Paula, Uiara Gomes Cabral, Gisele Rhis Figueiredo, Sarah Siqueira da Cruz Guimarães Sousa, Silvia Maria Teixeira Silveira, Natália de Paula Sá, Taísa Camila Silveira de Souza, Viviane Segundo Faria Trindade, Patricia Quadros, Suzana dos Santos Matos, Amanda Araújo Tosi, Sara Nunes, Noeli Piedade de Almeida, Marina Bento Soares, Cilcair Andrade, Gina Faraco Bianchini, Maria Izabel Lima Manes, Mariana Batista,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO curso de extensão “Meninas com Ciência” é uma ação concebida e executada pelas mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional (MN/UFRJ), voltado para alunas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares. Ocorre desde 2017, em edições semestrais, com oficinas práticas e lúdicas em Geociências. Aqui, são apresentados o histórico do curso, as atualizações ao método, avaliações de acesso e permanência das alunas, além das perspectivas futuras. O objetivo deste trabalho é inspirar novas iniciativas, democratizando o acesso às ações de divulgação no país. Desde sua criação, o curso enfrentou diversos desafios; entre eles, a perda de toda a sua estrutura física, durante o incêndio do MN/UFRJ, mas a equipe persiste e, ao longo de seis edições, teve 2333 inscritas e ofertou 455 vagas. Além disso, é crescente o interesse de outras instituições em replicar o modelo. Até o momento, “Meninas com Ciência” inspirou, com sucesso, a execução de sete ações semelhantes nos estados de São Paulo, Distrito Federal e Pará, o que corrobora a receptividade da sociedade e a importância destas iniciativas voltadas às questões de gênero. Este trabalho demonstra que é possível realizar divulgação científica de qualidade e gratuita, mesmo sob condições adversas e com baixo orçamento. Ainda, traz os desafios em popularizar o acesso de meninas de diferentes condições, sociais e econômicas, ao curso. Em 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as duas edições previstas estão suspensas. Porém, a partir desta adversidade, “Meninas com Ciência” cresce e torna-se um projeto de extensão. Trata-se de uma estrutura maior e permanente, que abriga: a) o curso presencial, que será retomado assim que possível; b) um canal online direto com a sociedade, visando propor atividades, tirar dúvidas sobre Geociências, conversar sobre as experiências de mulheres cientistas, etc. e c) a criação de linhas de pesquisa em extensão.
Referência(s)