Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Revista Bem-Te-Vi e a educação para os indígenas na reserva de Dourados/MT na primeira metade do século XX

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 9; Issue: 16 Linguagem: Português

10.30612/hre.v9i16.13104

ISSN

2318-1540

Autores

Cristiane Pereira Peres, Alessandra Cristina Furtado,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O projeto de civilização e educação desenvolvido pelos missionários protestantes na primeira metade do século XX para as etnias, Kaiowá, Guarani e Terena da Reserva Indígena de Dourados (RID), região Sul de Mato Grosso (MT), contou com a circulação da revista metodista Bem-te-vi, a partir de 1922. Assim, o artigo analisa a educação ministrada aos indígenas nesse período com base nos conteúdos abordados na Revista, buscando relacionar o projeto de educação à teoria positivista. Para compor as análises realizadas neste texto, foi preciso recorrer a documentos do Posto Indígena Francisco Horta, disponíveis nos arquivos do Museu do Índio do Rio de Janeiro, ao jornal protestante O Estandarte, disponibilizado para consulta online e a revista Bem-te-vi. Os resultados apontaram que a imprensa evangélica contribuiu com o projeto de educação, evangelização e “civilização” direcionado aos indígenas, por meio de conteúdos. Assim, podemos constatar que essa imprensa priorizava a formação de sujeitos cristãos e civilizados, alcançando desse modo, o estado de desenvolvimento.

Referência(s)