Artigo Acesso aberto

Administração e gestão de documentos na Escola Municipal Amazonas

2020; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/municipal-amazonas

ISSN

2448-0959

Autores

Isabelle Quixaba da Silva, Jéssica Karen Souza de Melo, Israel De Carvalho Drumond Araujo,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar e trabalhar a problemática da gestão de documentos nos dias atuais, considerando os desafios encontrados e pensando em como tal método poderia ser efetivo em instituições que lidam com alto fluxo de documentos e informações importantes, como é o caso das unidades escolares. A discussão relaciona-se com o papel da Administração Escolar, abordando sua importância para alcançar os objetivos reais e diários da organização. Como objeto de estudo, adotou-se a secretaria da Escola Municipal Amazonas, localizada no bairro de Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. E a metodologia utilizada envolveu o estudo de caso, com observação da rotina dos profissionais e entrevistas com os mesmos. Os resultados obtidos envolvem a comprovação da falta de recursos e investimentos nos procedimentos que possibilitam a gestão de documentos, além da baixa capacitação dos profissionais para a realização da gestão digital de documentos.

Referência(s)