
Percepção de estudantes do ensino médio de uma escola pública do Espírito Santo sobre o ensino de Biologia
2020; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14393/ot2020v22.n.3.57134
ISSN1983-3857
AutoresFernanda Tesch Coelho, Érica Duarte Silva, Juliana Castro Monteiro Pirovani,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo foi analisar as percepções dos estudantes do Ensino Médio em relação ao ensino de Biologia. A pesquisa contou com a participação de 147 alunos de uma escola pública localizada no norte do Espírito Santo. Os dados foram obtidos através de questionário semiestruturado. Observou-se que a disciplina de Biologia é apreciada por 56,8% dos estudantes devido ao interesse em conhecer os seres vivos, porém considerada complicada por apresentar termos complexos e não se sentirem estimulados pela didática do professor. Os conteúdos de maior interesse pelos alunos na disciplina de Biologia são corpo humano, zoologia e genética e os de menor são células e plantas; e os recursos didáticos mais utilizados são aparelho multimídia, quadro branco e livro didático, porém os estudantes afirmaram que gostariam que as aulas de Biologia tivessem cunho prático com atividades de laboratório, uso de microscópio, aula de campo e visita a museus. Conclui-se que a biologia, apesar de ser apreciada pela maior parte dos estudantes, seu ensino ainda se encontra limitado pelo tradicionalismo metodológico e conceitual, carecendo de práticas que valorizam o conhecimento científico e a contextualização dos saberes com o cotidiano do aluno.
Referência(s)